Torta de Bacalhau ou Seitan


TORTA DE BACALHAU  (ou seitan)

 

Ingredientes para 6 pessoas: 0,5 dl de azeite; 60gr de margarina; 1 cebola e 1 dente de alho, picados muito finos; 300 gr de bacalhau cozido, escolhido, limpo e passado pela máquina de picar; 120 gr de farinha de trigo; 4 dl de leite; 5 gemas; 2 colheres (chá) de fermento em pó; sal e pimenta q.b.; sumo de ¼ de limão; 5 claras;

 

São ainda necessários, um tabuleiro com 30 x 28 cm, papel vegetal para o forrar e margarina para untar o papel.

 

Deite o azeite e a margarina num tacho, junte o alho e a cebola e faça-os  refogar.

Logo que comecem a querer alourar, junte o bacalhau e deixe refogar um pouco mais, mexendo sempre.

Junte a farinha, espalhando-a muito bem sobre o bacalhau e mexa tudo para ficar bem envolvido até querer descolar-se do tacho.

Misture-lhe logo de seguida o leite quente. Deixe levantar fervura ou borbulhar. Misture em seguida as gemas previamente batidas, deixando-as cair em fio e mexendo sempre sobre o lume. Tire do lume, deixe arrefecer e rectifique os temperos de sal, pimenta e umas gotas de sumo de limão.

Junte o fermento em pó, mexa muito bem para ficar bem ligado e misture a seguir as claras batidas em castelo bem firme (ao levantar as claras adicione já quase no fim umas gotas de sumo de limão para se segurarem melhor). Mexa com cuidado para as claras não talharem demais.

Forre o tabuleiro com papel e unte este com margarina.

Deite dentro o preparado e alise.

Leve a cozer em forno bastante quente, cerca de 15 a 20 minutos.

Depois de cozido, tire o tabuleiro do forno e vire-o sobre um pano ou guardanapo.

Retire o papel vegetal com cuidado.

Com auxilio do pano enrole a torta e sirva decorada a seu gosto com elementos verdes e frescos ou só com azeitonas espetadas em palitos e acompanhada com uma boa salada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...