“Hoje foi o primeiro dia de escolinha da MariaPaz.
Além de plantar bolbos, amassámos pão, comemos fruta e bebemos chá, fizemos fitas de rodelas de maçãs para secar e ouvimos uma história. Tudo ao som das cantilenas.
Foi muito bonito e apesar de ter entrado para lá cheia de sono, a MariaPaz sentiu-se muito bem e à-vontade.
Os meninos têm todos idades variadas entre os 9 meses e os 4 anos, e o grupo de mães também diverso é simpático. A guiar o grupo de 8 crianças, Sevim é muito tranquila, atenciosa e discreta, fazendo-nos sentir integradas desde os primeiros momentos.
Para mim também foi um dia de aprendizagem, e pela primeira vez não me senti como peixe fora de água. Talvez porque por sermos todas diferentes, há lugar para todas as mães. Na sala ouviu-se português, alemão, sueco, e japonês, todas a cantarem no seu melhor inglês as cantigas que, sem ruidos nem batuques desnecessários, fizeram a banda Sonora desta tarde.
Na minha opinião, as cantigas são uma forma de manterem as mães entretidas, em harmonia umas com as outras, enquanto os meninos aprendem o que lhes espera. Um pouco fora da realidade mas o que são as creches senão ambientes extraordinários da nossa sociedade onde os ambientes são criados estranhamente à vida quotidiana dos adultos?! Por isso as cantigas são só mais um dos elemento a destacar.
O que foi bom foi notar em geral um nivel sonoro mais fácil de tolerar e, como as actividades alternaram entre produtivas e observadoras, os meninos mantiveram-se relativamente calmos. Uff! E nessa calmaria, pela primeira vez a Maria-Paz não ficou boquiaberta a olhar para os outros mas expressava-se, falava e ria com os meninos e as suas mães. Que diferença.
Fica dado o relatório, agora cansados de uma tarde em cheio.
Adriana
Sem comentários:
Enviar um comentário