Tosses e Constipações

Homeopatia nos Cuidados da Criança

As crianças geralmente recuperam com facilidade das constipações e tosses. No entanto, estas podem persistir durante vários dias e, às vezes, semanas.

A resposta por parte do corpo às constipações pode ser mais lenta ou mais célere consoante o sistema imunitário de cada indivíduo.

Existem vários motivos que podem contribuir para a contracção de uma constipação ou gripe, como são as susceptibilidades constitucionais, ambientais, imunitários, entre outras.
Daí que a melhor forma de combater estas afecções seja a prevenção através do fortalecimento do sistema imunitário.

É aqui que a homeopatia nos pode ser mais útil. Através do tratamento homeopático não só se reforçam as resistências a um nível mais profundo/constitucional como se promove a restauração do equilíbrio, energia e saúde do indivíduo.

Aqui vão algumas sugestões de remédios naturais que promovem a recuperação das constipações e tosses.

As plantas mencionadas são especificamente adequadas a crianças e podem ser tomadas em infusão, tintura ou xarope.

Como guia geral das doses para crianças (caso não esteja especificado na embalagem):

•7-12 anos: metade da dose recomendada para adultos
•2-6 anos: ¼ da dose recomendada para adultos
•6 meses a 2 anos: junte duas colheres de chá da infusão ou 4 gotas de tintura ao biberão ou copo juntamente com a bebida habitual (água, sumo, etc).

CONSTIPAÇÕES

O Sabugo ( Sambucus nigra) ajuda a fortalecer o sistema imunitário e é excepcional no tratamento de constipações, dores de garganta e tosses.

Tem um sabor doce e suave que o torna adequado ao paladar das crianças.

Pode ser tomado em xarope (‘Sambucol’), ou, em vez deste xarope, pode juntar algumas gotas (aproximadamente 5 gotas) de tintura de sabugo a um pouco de água ou sumo e tomar três vezes por dia.

Para além do Sabugo, a Camomila também tem efeitos descongestionantes e ajuda a baixar a febre durante as constipações e gripes.

Poderá fazer uma infusão simples ou com várias plantas. Por exemplo, pode juntar à camomila, hortelã, pimenta, menta, gengibre, etc.

Esta infusão de camomila deverá ser tomada pelo menos duas vezes ao dia.

Os óleos essenciais podem ser de grande utilidade pelas suas propriedades descongestionantes. Facilitam a respiração e por consequência o sono. A melhor forma de os utilizar nas crianças é colocar um recipiente de água a ferver no quarto da criança, juntar-lhe 3 ou 4 gotas do óleo essencial e deixar a criança respirar o vapor.

No encoraje a criança a debruçar-se directamente sobre o vapor ou a cobrir a cabeça com uma toalha (o qual pode ser feito sem qualquer risco pelos adultos) pois o seu mecanismo respiratório é muito mais sensível que o dos adultos.

Pode também usar um humidificador/vaporizador – estes geralmente contêm um compartimento onde se podem colocar algumas gotas de óleo essencial.

Entre os óleos que pode usar encontram-se o Eucalipto, Alfazema, Cipreste e Pinheiro.

TOSSES:

Uma tosse simples, como as que seguem as constipações, facilmente será tratada com remédios feitos em casa. Caso persista ou se agravem os sintomas, deverá procurar assistência profissional.

Um dos tratamentos clássicos e ainda muito usados é o chá de limão com mel.
No caso de tosse seca e irritante, as plantas a usar serão a Semente de Aniz, também conhecida por ‘Erva doce’ (Pimpinella anisum) e o Malvaísco (Althea officinalis).

Em casos de tosse com expectoração utilize Tomilho e Alcaçuz.

Existem xaropes com estes ingredientes, informe-se na sua loja de produtos naturais acerca das várias opções disponíveis no mercado.

Deverão ser evitadas as gotas nasais e inaladores pois, para além de serem supressores, o seu uso prolongado pode danificar e irritar a mucosa nasal e, ao contrário do que se pretende, estimular a produção de muco.

Rosalina Marshall
Homeopata, dá consultas e workshops de Homeopatia na Academia Holística OMYORI (na Parede)

http://www.omyori.net/mini-site/Artigos/Entradas/2009/3/20_Tosses_e_Constipacoes.html

este artigo saiu na revista “Saúde Actual” de Março 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...