MATERNAR


No nosso encontro da semana tivemos connosco a Margarida Piló, uma das fundadoras da MATERNAR, que nos veio apresentar o seu novo projecto.
A MATERNAR é uma rede de apoio comunitário, sem fins lucrativos cuja missão é apoiar as mulheres e suas famílias ao longo de todo o processo de maternidade, oferecendo suporte local e informação relevante.
A MATERNAR utiliza como filosofia de base os princípios e passos expressos num documento oficial, a International MotherBaby Childbirth Initiative (IMBCI) criado pela International MotherBaby Childbirth Organization (um grupo de trabalho que nasceu a partir da Coalition for Improving Maternity Services - CIMS), apoiado e reconhecido por diversos organismos internacionais.

Este modelo baseia-se em evidências científicas e centra-se na prevenção e bem-estar como alternativas aos programas que privilegiam testes, diagnósticos e tratamentos em grande massa, com elevados custos associados. Apresenta como princípios filosóficos:
· A normalidade / naturalidade do processo de nascimento;
· O fortalecimento das mulheres, da sua confiança na sua capacidade de parir e cuidar do bebé;
· A autonomia da mulher em relação a informação fidedigna, opções, escolhas, direitos, suporte...;
· A não utilização por rotina de procedimentos e intervenções potencialmente danosos para a mãe e / ou o bebé;
· A responsabilidade dos profissionais e das instituições pela qualidade do serviço prestado, centrado nas necessidades de cada mulher, bebé e família.

Os 10 passos da IMBI

A IMBCI apresenta uma filosofia de base que corresponde aos princípios fundamentais da Iniciativa, bem como os 10 Passos a seguir por profissionais e instituições que queiram alcançar este modelo optimizado de serviços de maternidade.

Os 10 Passos da IMBCI baseiam-se nos resultados das melhores evidências que existem acerca da segurança e eficácia de testes específicos, tratamentos e outras medidas de intervenção para as mães e os bebés. ‘Segurança’ significa que os cuidados prestados se baseiam em evidências científicas que minimizam o risco de erro ou dano e defendem a fisiologia normal do parto e do nascimento; ‘Eficácia’ significa que os cuidados prestados resultam nos benefícios esperados e são adequados às necessidades da grávida e do seu bebé, baseados em evidências conhecidas. Cuidados seguros e eficazes da MãeBebé dão os melhores resultados em termos de saúde e em termos de benefícios, com uma utilização o mais adequada e conservadora possível de recursos e de tecnologia.

Passo 1 - Tratar cada mulher com respeito e dignidade.
Passo 2 - Possuir e pôr em prática, como norma, conhecimentos e técnicas de Enfermagem que optimizem a fisiologia normal de parto e amamentação.
Passo 3 - Informar a mãe dos benefícios de um suporte contínuo durante o trabalho de parto e parto e defender o seu direito a receber esse apoio por parte dos acompanhantes que eleger.
Passo 4 - Proporcionar métodos não farmacológicos de conforto e alívio da dor, explicando os seus benefícios para favorecer um parto normal.
Passo 5 - Utilizar práticas baseadas em evidências científicas que tenham dado provas de serem benéficas.
Passo 6 - Evitar o uso de procedimentos e práticas potencialmente prejudiciais.
Passo 7 - Implementar medidas que promovam o bem-estar e previnam doenças e emergências.
Passo 8 - Providenciar o acesso a tratamentos de urgência qualificados e baseados em evidências científicas.
Passo 9 - Providenciar um cuidado continuado, em colaboração com todos os prestadores de cuidados, as instituições e organizações relevantes.
Passo 10 - Lutar por aplicar as 10 Medidas para alcançar o êxito na amamentação estabelecidos na Iniciativa Hospitais Amigos dos Bebés.
Para mais informações:

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...