Fraldas reutilizáveis


(Mira) O que me levou a ponderar utilizar as fraldas reutilizáveis…

- Ter engravidado novamente
- A Carolina ter quase 3 anos e ainda utilizava fraldas
- O facto de cada criança, em média, utiliza, nos 2 primeiros anos de vida, cerca de 5500 fraldas, equivalente a 1000Kg de lixo, ou seja, a Carolina em 3 anos utilizou cerca de 7750 fraldas (agora façam as contas…)
- Uma fralda precisa de 500 anos para se decompor
- A Carolina fez algumas reacções alérgicas (tendo em conta que para o branqueamento das fraldas são utilizados químicos e há libertação de dioxinas que entram em contacto com a pele do bebé, e tb pq pode levar a um sobreaquecimento da zona genital, que pode ser prejudicial a médio e a longo prazo, especialmente nos rapazes (risco de infertilidade)
- Tempo de crise e de não haver desperdícios…

Acho que foram razões suficientes para ir à procura onde se vendiam estas fraldas.

Pesquisei na net e fui ter ao site da Naturkinda e na sequência de um dos nossos encontros em conversa com a Filipa e a Ângela, a Ângela envia-me um mail a dizer que iria haver um encontro na loja Pink Blue (que tb já vende as fraldas), promovido pela Naturkinda, para explicar como se utiliza estas fraldas. Foi muito útil e ajudou-me a compreender na prática de como é que se utilizam.

Não me pareceu nada complicado ( mas a Filipa tb pode dar o seu testemunho, uma vez que já as utiliza com a Maria Manuel).

Como é que se faz?
- O mesmo que se faz com as descartáveis, a diferença está no que se faz com a fralda suja. Enquanto com as descartáveis estas vão para o lixo, e quando acaba é preciso comprar mais, se for de pano vai para o balde das fraldas sujas, que é só preciso lavar (a 60º para esterelizar) , mais ou menos de 2 em 2 dias e postas a secar ( as nossas mães tinham mais trabalho, pois tinham que as lavar à mão).

O que é preciso:
- Cerca de 24 fraldas de pano - há as formatadas de algodão (iguais às descartáveis)
- há umas já pré dobradas ( com várias camadas de tecido de algodão)
- há as tradicionais de algodão, iguais às das nossas mães

- 2/3 capas exteriores impermeáveis


Como complementos, existem tb:

- Linguetas absorventes ( utilizam-se para aumentar a capacidade de absorção da fralda, por ex: à noite)

- Papel para sólidos ( que se vende em rolo, e tb pode ser lavado na máquina, eu comprei , pq facilita a lavagem das fraldas, não suja tanto.)

- Mola para fralda, se não comprarem as formatadas

Há mais coisas, mas estas parecem-me ser as essenciais.

Fiz a encomenda à Naturkinda, que foram desde o inicio muito simpáticas e disponíveis para ajudar naquilo que fosse preciso.

…e sou mais uma adepta, quantas mais melhor. Pois de certeza que iremos dar um mundo melhor aos nossos filhos.


Mira


(Filipa) Olá mamãs,Mira, se as fraldas de que falas são as de pano, sim, são de facto óptimas, a maria manuel só usa essas, excepto quando há uma saída e levo pontualmente as descartáveis... Eu tenho dois géneros, as normais de algodão e as pré formatadas de algodão orgânico, que uso à noite. Também uso o papel que é de facto muito prático e é lavado na máquina também!! A bola da máquina também comprei, no supermercado biológico de campo de ourique, a 37,50€, com a informação de que dá para 1500 lavagens, depois só é necessário por ao sol 1 x por mês....Recomendo... Tanto a bola da máquina como as fraldas de pano. Dão mais trabalho é certo, mas compensa em termos de custos e a ajuda que damos ao ambiente não se fala...Beijinhos, Filipa






1 comentário:

  1. Olá!

    Eu usava fraldas reutilizaveis para o meu filho e nada tinha a ver com as descartáveis:) Quando por acaso usava uma descartável, aparecia logo o rabinho vermelho:(

    Acho que facilitava muito a minha vida, porque eu praticava o diaperfree... e embora lavar fraldas não seja agradável... a verdade é que limpar o planeta das fraldas descartaveis vai dar muito mais trabalho aos nossos filhos!

    parabens por este projecto, se estivesse mais perto, tambem aparecia!

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...