Projectos que nos fazem acreditar num mundo melhor, cheio de força, onde as palavras ACREDITAR e AMOR movem todos aqueles que fazem parte dele.
Vou começar pelo primeiro que vi: Orquestra Geração da Gulbenkian.
Inspiradas no modelo do Programa das Orquestras Sinfónicas e Juvenis da Venezuela, responsável pela criação de uma rede de orquestras nos bairros desvaforecidos daquele país e que tem na Orquestra Simón Bolívar o seu exponente máximo, as Orquestras Geração são um exemplo da promoção do ensino da música como meio para favorecer a inclusão social. Actualmente, existem 15 Orquestras Geração por cerca de sete centenas de crianças e jovens de diversos concelhos do país.
Este sábado houve um concerto no auditório da Gulbenkian ao ar livre. Emocionante, vibrante, comovente e cheio de alegria.
O segundo projecto, também relacionado com a música, mas dirigido aos mais velhos chama-se YOUNG@HEART. Um grupo de pessoas, todos com mais de 80 anos cantam para viver!
Este Domingo passou na RT2 o documentário do projecto, a não perder. LINDO LINDO viva a vida e o que a música nos dá. Viva os projectos dirigidos àqueles que tantos nos dão, aos mais velhos.
Sem comentários:
Enviar um comentário