III - Ir viver para o campo - Teresinha




PRIMEIRO ANO, PRIMEIRA DOENÇA

A Teresinha festejou o primeiro ano de vida enfiada em casa... O sol estava radiante, os pássaros chilreavam lá fora e eu pensava – bolas, viemos viver para o campo para apanhar ar fresco e logo no seu dia de anos, a Teresa tinha de ficar fechada em casa... Apesar da rino-faringite havia que festejar de alguma forma. Segui a tradição da família – enfeitar a cadeira do aniversariante (já agora fica a ideia!) com a vegetação local da época, neste caso, alecrim, aleluias, louro em flor. Fizemos um bolo de chocolate, ajudámos a Teresinha a apagar a vela e oferecemos-lhe um CD de músicas tradicionais infantis. Adoentada, parecia, contudo, que sabia que era dia de festa. Não teve febre, estava bem disposta e risonha. No dia seguinte acordou melhor e arrisquei: vamos ver a bicharada a casa da Lara!

Fora das cidades, as pessoas são mais disponíveis e, portanto, conhecer a dedicação e disponibilidade da Lara foi uma feliz confirmação disso. A Lara ajuda-me com a Teresinha, trás-nos pão feito pela mãe no forno de lenha, oferece-nos ovos de galinhas caseiras, tangerinas e limões... e não conta o tempo ao segundo! Levei, portanto, a Teresinha ao “jardim zoológico” da Lara, que vive em Cem Soldos, a aldeia perto de nossa casa.

Não sei quem estava mais contente ao ver a bicharada, se a Teresinha se eu! Patos, coelhos, galinhas, cágados, cães, gatos, melros, rolas, piriquitos convivem em harmonia num campo de oliveiras. Contudo, a sensação máxima para a minha filha foi a crista da galinha! Com um ano de idade é difícil que apreendam tudo mas, provavelmente, o contacto precoce com animais estimula os sentidos e curiosidade – não é em vão que a primeira palavra da Teresinha foi gato! Fiquei toda contente por não ter cumprido a recomendação do médico – mal sabia eu que me esperavam umas noites mal dormidas por causa da otite que se seguiu...

Mas bom, ainda trouxe para casa pão, ovos frescos e pão-de-ló de 10 belas gemas caseiras!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...