II- Ir viver para o Campo - Teresinha



QUANTO TEMPO UMA MÃE TEM

 

Mulheres sentem-se culpadas quando levam trabalho para casa. 09/03/2011

http://ww2.publico.pt/Sociedade/mulheres-sentemse-culpadas-quando-levam-trabalho-para-casa_1483844

 

A propósito desta notícia...

 Uma das razões que me ajudou a pedir uma licença para assistência a filho foi o medo dos horários loucos da televisão. Como produtora de informação, esgotados os meses de horário reduzido, esperar-me-iam horários por turnos, incluindo fins de semana, dias úteis, noite e dia.

Sofria por antecipação e perguntava-me como é que iria conseguir estar com a Teresinha, acompanhá-la regularmente, seguir os seus ritmos e desenvolvimento. Conseguiria eu “viver” a minha filha em qualidade e quantidade?

 

A decisão estava tomada. Vamos deixar os nossos empregos, no matter what, e vamos viver para Tomar.

Comecei a pensar nas opções: peço uma licença sem vencimento e se for recusada (suspeito que seria), despeço-me. Eis senão quando me dizem que existe uma licença especial de maternidade. E fez-se luz!

Mães de todo o Portugal, oiçam! O artigo 52º do Código de Trabalho estipula uma licença para assistência a filho, ainda que esgotado o período inicial da licença de maternidade. Segundo este artigo, a licença é comunicada e não está condicionada á autorização da entidade patronal. Até ao limite de dois anos, a licença pode ser gozada ininterruptamente ou de modo interpolado. Um pormenor... deixa-se de receber ordenado.

Para quem não quer tomar a decisão radical de se despedir e para quem quer passar mais tempo com um filho durante determinado período, o artº 52º é a salvação. Acabado o tempo requerido, está garantido o regresso ao local de trabalho.

 

Estou de licença há dois meses, não trago trabalho para casa, nem tão pouco preocupações laborais (terei outras, como é obvio). A minha carreira está em banho-maria, os tostões estão todos contados mas tenho todo o tempo do mundo!

Em Tomar, no campo, a viver uma licença de maternidade, o tempo tem outro gosto e outra velocidade: sabe a alecrim e alfazema, sabe a risadas infantis e a passeios em terra húmida / tem 24h serenas e de bem com a vida.

Teresa

 

Aqui fica o artº 52º

 

Artº 52º - Licença para assistência a filho

1 – Depois de esgotado o direito referido no artigo anterior, os progenitores têm direito a licença para assistência a filho, de modo consecutivo ou interpolado, até ao limite de dois anos.

2 – No caso de terceiro filho ou mais, a licença prevista no número anterior tem o limite de três anos.

3 – O trabalhador tem direito a licença se o outro progenitor exercer actividade profissional ou estiver impedido ou inibido totalmente de exercer o poder paternal.

4 – Se houver dois titulares, a licença pode ser gozada por qualquer deles ou por ambos em períodos sucessivos.

5 – Durante o período de licença para assistência a filho, o trabalhador não pode exercer outra actividade incompatível com a respectiva finalidade, nomeadamente trabalho subordinado ou prestação continuada de serviços fora da sua residência habitual.

6 – Para exercício do direito, o trabalhador informa o empregador, por escrito e com a antecedência de 30 dias:

a) Do início e do termo do período em que pretende gozar a licença;

b) Que o outro progenitor tem actividade profissional e não se encontra ao mesmo tempo em situação de licença, ou que está impedido ou inibido totalmente de exercer o poder paternal;

c) Que o menor vive com ele em comunhão de mesa e habitação;

d) Que não está esgotado o período máximo de duração da licença.

7 – Na falta de indicação em contrário por parte do trabalhador, a licença tem a duração de seis meses.

8 – À prorrogação do período de licença pelo trabalhador, dentro dos limites previstos nos n.os 1 e 2, é aplicável o disposto no n.º 6.

 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...