Viver no Campo - Teresinha


               "LOGO QUE O OUTONO VENHA, PROCURA A LENHA"

O Outono trocou-nos as voltas este ano. Durante grande parte de Outubro o calor continuou a aquecer as tardes de brincadeira da Teresinha e apesar de ter comprado uns livros para entretê-la dentro de casa, eles continuaram nas prateleiras. Aproveitámos para coleccionar caracóis (“piapau” no dialecto da minha filha) perdidos pelo campo, continuámos as regas diárias do jardinzinho de cheiros e mantivemos os verdes passeios pelo pinhal.

risonho, mostrando os seus dentes branquinhos, ainda imaculados.

A Teresinha aprende velozmente vocabulário. Estou impressionada com a capacidade de absorção das crianças nesta fase. Viramos as costas e já sabem mais 10 palavras. Para me rir, e a pretexto de mais um beijinho apertado nas bochechas, peço-lhe que diga e aponte onde está a tartaruga: - solta um “babauga!”



Aos 18 meses já tem quase todos os dentes. Dou graças ao colar de âmbar nunca ter tido febres e outras queixas.  Alguém me aconselhou que comprasse. Pelo sim, pelo não... e resultou!
Aqui fica a informação e sugestão:
O colar de âmbar para bebé tem a reputação de facilitar o romper dos dentes, apaziguar a dor por este provocada e equilibrar o processo de salivação.
O âmbar provém da fossilização das florestas de pinheiros (Pinus Succinifera) que foram recobertas pelo Mar Báltico na época da glaciação há 40.000 anos atrás. O âmbar é conhecido desde tempos remotos pelas suas qualidades terapêuticas conferindo-lhe ainda hoje o nome de “Pedra Mágica”: ela flutua em água salgada, revela um cheiro intenso à pinheiro quando queimada e carrega-se de electricidade quando esfregada. A pedra fossilizada de âmbar, ao contacto com a pele, fornece óleos essenciais com propriedades apaziguadoras e terapêuticas úteis na prevenção e no tratamento de erupções cutâneas, alergias e eczemas, entre outras.

Entretanto, apanhámos marmelos e fizemos 3 kg de marmelada. Ajudámos na apanha da azeitona e fizeram-se 23 litros de azeite. Estas foram as grandes experiências da nossa vida no campo!
As folhas das árvores começaram a cair aos poucos e antes que a chuva viesse apanhámos as pinhas do chão. Só faltou a caruma... não fomos a tempo.
 Outubro é um mês que associo ás cores quentes das folhas das árvores, aos primeiros fumos da lareira, ao sabor da marmelada com nozes e à sensação dos pingos da chuva na cabeça. Chega o Outono e com ele o recolher obrigatório a casa.
Chegou tarde mas em força.
- Teresinha, vamos para dentro que está a chover!

Respirar antes de ir para a Escola!

Eu avisei que não consigo parar de ler este livro... e também não consigo parar de vos escrever as sugestões que ela dá. Espero que a Susan Greenland me perdoe mas quanto mais pessoas particarem as suas dicas, melhor!


Num dos capitulos do livro ela partilha um exercício que ela faz com a sua familia. Ela queria sempre organizar a roupa, as mochilas, os almoços... na noite anterior de ir para a escola, mas nunca consegue deixar tudo pronto! No dia a seguir quando vai acordar os filhos há sempre mil coisas para fazer antes de sair de casa... então mesmo percebendo que isso é o seu dia a dia e depois de aceitá-lo decidiu fazerem um momento para respirar antes de sair de casa. Então toda a familia junta-se à porta de casa e respiram 3 ou 4 respirações profundas, mesmo cheios de mochilas, chaves do carro, carteiras, brinquedos... Estas respirações diz ela ajudam entrar no mundo lá fora com mais calma. Querem experimentar?

Mindfulness

"We parents sometimes have trouble accepting that our kids will have problems, and that some those problems will be serious. The first step toward helping children and teens manage stress, frustation, and disappointment is to help them take a close look ar the root causes of their unhappiness... Seeing clearly may be the greatest gift mindfulness has to offer. There's a lot happening all the time; mindfulness helps put experiences in their proper palce, and helps you measure your response so that it's in the right proporttion."

How to help your kid manage stress and became Happier, Kinder and more Compassionate. The Mindful Child. Susan Kaiser Greenland

Estou quase a acordar a meio da noite para continuar a ler este livro... não consigo parar!

Encontro de Quarta - 12 de Outubro

O tempo passa e neste caso passaram já alguns dias deste encontro... Mas valem as imagens.





A Natália tirou um mestrado em fraldas reutilizáveis se precisarem de mais informações peçam-lhe ela sabe tudo!



Ora vejam uma amostra do Kit da Natália. Nós saimos quase com vontade de usar fraldas outra vez!






As barrigas tem poemas dentro delas...


Vejam se descobrem de quem esta linda bebé é filha. A mãe costuma adormecer nos nossos encontros, mais ou menos assim?

Este Domingo - Seminário Saúde Natural durante o inverno


Clicar em cima para aumentar

Este Domingo haverá um encontro especial, um seminário sobre Saúde Natural durante o Inverno.

com a  Dr.ª. Adriana Candeias
http://www.appliedhomeopathy.co.uk/index_files/page0004.htm

Próximo encontro - 19 de Outubro - Tema: Sexualidade

No próximo encontro, quarta-feira dia 19 de Outubro (11:30 - 13:30) vamos ter duas convidadas connosco. A Laira Ramos vem novamente visitar-nos ( http://www.perineo.info/wordpress/) e vem também a Erika Morbeck especialista em psicologia clinica, psicoterapia sexologia e terapia sexual (http://www.erikamorbeck.info/).

O tema será - Uma sexualidade saudável e satisfatória é algo que todos as pessoas merecem e podem atingir.


Artigo sobre depressão pós parto:

http://www.erikamorbeck.info/index.php/artigos-mainmenu-32/16-abstracts/98-depressao-pos-parto-precisa-de-prevencao

Aconselho a darem uma vista de olhos no seu site para que no dia 19 consigamos aproveitar bem o encontro.

Apareçam... Encontro abertos a todas e todos...

Mãe Me Quer

Construir um quarto - Cama Alta






O Silêncio dito pelas crianças

Hoje na aula de yoga na escola falamos sobre silêncio. Foi uma aula daquelas que saímos com o coração e a alma cheias, que saímos com vontade de partilhar com o mundo a sabedoria das crianças. Por isso partilho aqui esta sabedoria.


O que é o silêncio? 

Respostas dos alunos do 4º ano 

Silêncio é biblioteca
Silêncio é calma
Silêncio é concentração
Silêncio é refrescar a memória
Silêncio é não falar
Silêncio é esquecimento de gritar
O meu silêncio é jogar futebol
Silêncio é lembrar de pessoas que gostamos e morreram
Silêncio é descansar a mente
Silêncio é amor à primeira vista
Silêncio é ver filmes
Silêncio é lembrarmo-nos de coisas boas
Silêncio é ler histórias
Silêncio é jacuzzi
Silêncio é fazer pouco barulho
Silêncio é descansar e repousar
Silêncio é ver fotografias de quando eu era bebé
Silêncio é abrir a mente e desfrutar
Silêncio é pôr fita cola na boca
É lugar de paz
Silêncio é esqueciemento de problemas
O silêncio é cantar
É uma estátua
Silêncio é calar a boca.
Silêncio é por pedras quentes no corpo.



Obrigada Escola Primária do Estoril por esta oportunidade, obrigada Sandra, obrigada queridos alunos por me ensinarem tanto.

Rita

Encontro desta quarta


A sala começa vazia e depois fica cheia de alegria.







A Gracinha estava cheia de vontade de ouvir a nossa conversa até ao fim, mas não aguentou! 


Uma festa de alma e coração


Nasceu de Alma e Coração...

  De Alma e Coração faz festas dos pés à cabeça, criam dias especiais para mais tarde recordar.



As festas são personalizadas e únicas, com base na alimentação saudável e tudo o que gira em volta dela. Momentos inesquecíveis sem os excessos de açúcar a que os mais novos se habituaram, incentivando o consumo de produtos sempre que possível Biológicos e fazendo com que se quebre o dogma de que uma festa só é divertida se existirem chupas, gomas ou algo do género. Para além disso para nós cada festa é A FESTA, De Alma e Coração decora o espaço, tornando-o personalizado feito para aquele dia e para mais nenhum outro, com pequenas frases pela mesa com toques especiais.





Para os mais novos há também actividades como fazer uma Mini-horta (o que os ajuda a perceber de onde vem aquilo que comem e distinguir certos vegetais e a forma como se plantam, crescem e se colhem); Cozinhar com o Coração em que as crianças cozinham algo que vão mais tarde desfrutar, algo saudável e vindo de um alimento inesperado que surpreende os mais novos; e muitas outras actividades adaptadas ao tema, local e festa em si.





Um candeeiro original - tronco e lã para o meu quarto!




Mindfulness- Consciência do Momento Presente



 
O que é Mindful awareness? É tomar  permanente atenção ao que nos acontece, a nós e à nossa volta - com bondade, generosidade e compaixão por ti e pelos outros.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...