“Em medicina oriental, os órgãos têm nomes simbólicos que estão associados às suas qualidades e funções.
O fígado é apelidado de General pela capacidade que tem de controlar e dirigir a “energia ki” no organismo. O seu par, a vesícula, funciona como o seu assistente ajudando (metaforicamente) a tomar as decisões apropriadas.
Quando o fígado funciona bem, a energia ki move-se duma forma rápida e suave e sentimo-nos ligeiros, com iniciativa e bem-humorados. O fígado e a vesícula regem também os olhos e a visão, assim como os músculos.
Dum ponto de vista alimentar, a energia ascendente da Árvore que governa o Fígado e Vesícula Biliar é particularmente afectada por alimentos mais pesados e que inibem um fluxo energético ascendente, particularmente carne, gorduras animais e excesso de sal. Afectam também o fígado e a vesícula alimentos excessivamente cozinhados, falta de frescura na alimentação, alimentos cozinhados no forno (bolachas, biscoitos, pão), excesso de óleo (particularmente óleo de má qualidade) assim como alimentos demasiado ácidos e demasiado picantes.
O uso de restos de comida reaquecida é também prejudicial.
Uma consideração importante relacionada com os hábitos alimentares tem a ver com a hora do dia em que ingerimos os últimos alimentos: idealmente não devemos comer nada 3 horas antes de dormirmos, ou no mínimo 2 horas. Comer antes de ir para a cama não permite que o fígado desintoxique apropriadamente o organismo e faz com que nos sintamos muito mais pesados e estagnados. A qualidade do sono é também afectada e torna-se muito mais difícil levantarmo-nos de manhã.
Especificamente, pode tentar as seguintes sugestões:
Cereais – Os melhores cereais para o fígado e a vesícula são: Cevada, Trigo, Centeio, Aveia, Cuscuz, Bulgur, massas de Trigo Integral. Uma combinação particularmente boa é combinar Arroz Integral com Cevada ou Arroz Integral com Trigo (2 ou 3 partes de Arroz Integral para 1 de Cevada ou de Trigo).
Vegetais – Os vegetais mais benéficos para o fígado e a vesícula são os vegetais de crescimento ascendente como alho francês, nabiças, grelos, couve chinesa entre outros.
Leguminosas – As leguminosas são benéficas especialmente para o rins e bexiga, mas as lentilhas podem beneficiar as funções hepáticas.
Frutos – As frutas em geral ajudam o fígado a desbloquear (podem no entanto prejudicar a vesícula), mas as ameixas são as frutas mais benéficas para estes órgãos.
Condimentos e sabores – A sabor ácido de boa qualidade estimula a energia árvore; experimente utilizar mais regularmente vinagre de arroz, sumo de limão, vinagre de ameixa Umeboshi, Chucrute (pickle de couve tradicionalmente utilizado na Europa do Norte). Cuidado com sal e alimentos excessivamente salgados.
Produtos animais – Os produtos animais não ajudam particularmente um fluxo adequado da energia ki associada ao fígado e à vesícula, mas o uso de bivalves (amêijoas, mexilhão, etc.) pode nalguns casos ser benéfico. Quando comer produtos animais é preferível cozê-los ou cozinhá-los no vapor; evite assar, grelhar ou o uso de alimentos fumados.
Métodos culinários – Dê preferência a métodos culinários mais ligeiros como cozer, escaldar, cozinhar no vapor assim como ao uso de alimentos fermentados como pickles, molho de soja, pasta de soja, etc.
Bebidas – chás como o chá de cevada, dente de leão, hipericão do gerês, artemísia, entre outros têm sido tradicionalmente utilizados para tratar o fígado e a vesícula.”
por Francisco Varatojo
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário