Carta do Miguel Angel
Estimado Senhor Director,
O meu nome é Miguel Angel Sánchez de Gijón, estou no terceiro ano, tenho 9 anos. Queria agradecer-lhe por dedicar a sua vida à educação de crianças como eu. Também queria fazer-lhe um pedido, gostaria de saber se podíamos ter aulas de yoga na nossa escola. Será que sabe o que é Yoga? Se não conhece, gostaria de lhe explicar porquê deste meu pedido.
Recordasse como nos está sempre a dizer que está a procurar a melhor forma de mudar a educação para que nós consigamos crescer preparados para enfrentar a vida? Diz-nos nas assembleias que temos de ser inteligentes, habilidosos, amantes da aprendizagem e que devemos ser muito educados, respeitando-nos todos uns aos outros. Está sempre a recordar-nos que devemos cultivar a compaixão para com os outros, que deveríamos ter sempre a mente aberta e sobretudo acreditar em nós mesmos. Pois eu à pouco tempo, comecei a ir às aulas de yoga para crianças num centro de yoga, ao pé de minha casa, onde os meus pais iam todas as semanas. E sabe que mais? Tudo o que o senhor director deseja para nós encontrei nas minhas aulas de yoga.
Nas minhas aulas de yoga aprendemos a relaxar, a enfocar a nossa atenção com métodos muito sensíveis, sentindo e trabalhando a nossa respiração. Também movimentamos o nosso corpo fazendo posturas que esforçam e alongam os nossos músculos. A nós mais pequenos faz-nos crescer e crescer, sentimo-nos maravilhosos. A mim também me lembra todos os dias como melhorar a minha postura quando estou sentado tantas horas na escola. Às vezes com os olhos fechados e deitados numa postura de relaxamento, a minha professora guia-nos através de umas paisagens e aventuras, o que ela chama visualização guiada, navegamos sobre a nossa imaginação. Numa dessas visualizações eu vi-me a realizar um trabalho de conservação da natureza na nossa cidade, ajudou-me num trabalho que tinha que realizar para a aula de meio ambiente. Foi mesmo bom.
Acho que o que mais gosto nas minhas aulas de yoga para crianças é o ambiente que se criou com os meus amigos. Não há competência, não nos dão notas, mas a nossa professora está muitas vezes a corrigir-nos. Todos fazemos o melhor que conseguimos e estamos sempre ajudar-nos uns aos outros. Nas nossas aulas há sempre paz, vontade e felicidade. O yoga está a mostra-me quem sou e isso inspira-me e motiva-me para tudo o que faço. Sinto que nada é impossível, que vivemos num mundo perfeito e mágico, onde todos estamos juntos e não é só pela internet. Agora entendo que tudo o que faço e sinto se pode sentir em outras partes do planeta. Isso parece-me incrível.
Um dia na aula de matemática, antes do teste, comecei a sentir-me mal e muito nervoso, sempre que isto me acontece faço imensos erros nas minhas contas. Às vezes tenho que ler a minha pergunta 10 vezes antes de a entender. Neste último teste lembrei-me da minha professora de yoga, lembrei-me das respirações que ela nos ensinou. Estiquei as pernas e os braços e comecei a respirar fundo como fazíamos nas aulas. Sentia como o oxigénio entrava e saia pelo meu nariz e chegava aos meus pulmões. Fechei os olhos, podiam pensar que eu estava a dormir, mas não estava, estava a relaxar-me e imaginar que estava a fazer o teste ainda a tempo e sem dificuldades. Quando abri os olhos sentia-me tranquilo e consegui concentrar-me perfeitamente. Consegui um 4,5 quase um 5!
Nesse dia durante o recreio estava observar os meus pensamentos, uma coisa que também fazemos muito nas nossas aulas de yoga, e de repente lembrei-me lhe escrever. Estava a olhar para os meus amigos, uns estavam tristes porque lhes tinha corrido mal o teste, uns estavam agressivos como sempre, estavam a bater-se num jogo, outros estavam aborrecidos! Não sei porque mas algo me diz que se os meus amigos fizessem aulas de yoga também beneficiavam como eu. Se os nossos professores de yoga tivessem o conhecimento da professora de yoga e partilhassem connosco na escola acho que todos alcançaríamos o que o senhor director nos pede e tínhamos um mundo melhor.
Obrigada pela sua atenção, Senhor Director. Se nunca foi a uma aula de yoga peço-lhe que vá, acho que ia gostar muito.
Atentamente
Miguel Angel Sanchez de Gijón
2009-12-14