Marie Bertherat Thérèse Bertherat
Paule Brung
Livraria Martins Fontes Editora Ltda, 1997
161 páginas
Em 1996, Thérèse Bertherat escreveu com sua filha Marie Bertherat, que estava grávida, e Paule Brung, uma parteira, Quando o Corpo Consente. Neste livro a três vozes, elas falam do jogo das forças que se animam no corpo da mulher grávida. Thérèse Bertherat propõe também movimentos muito precisos para preparar seu corpo para o nascimento.
Este é o diário de Marie. Com palavras simples, ela conta o que experimentou em seu corpo e percebeu na própria carne. Durante nove meses.
Para lhe transmitir isso, ela prosseguiu sua pesquisa com inteligência e rigor. Sempre de forma generosa e com a doçura obstinada que é o seu jeito de ser... Mas que não haja equívoco: esses nove meses que a tornaram mãe não devem ser vistos como convite à caminhada fácil...
Uma mãe, Thérèse Bertherat, descobre a filha que julgava conhecer tão bem -, e essa revelação a surpreende, enchendo-a de alegria e respeito. Uma filha, de repente, pede à mãe algo além de afeto e carinho. Solicita sua experiência como terapeuta.
Thérèse Bertherat a tranquiliza-a e explica-lhe o jogo de forças que nela se manifestam. Propõe-lhe catorze movimentos muito precisos para preparar o corpo para a hora do nascimento.
Baseados em dados anatômicos e fisiológicos corretos, eles despertam na futura mãe o gosto pelas sensações sutis, o desejo de habitar todos os recantos do próprio corpo com ternura, com respeito por ela e pelo bebé.
Junta-se a elas, uma parteira especial, 40 anos de profissão e a confiança que só se adquire com experiências que tiveram um final feliz todas as três encontram a seu modo, os gestos e as palavras certas.
As autoras explicam como é feito o seu corpo, como preparar-se, como ser você mesma e deixar nascer seu filho livremente, num corpo que consente.
As autoras explicam como é feito o seu corpo, como preparar-se, como ser você mesma e deixar nascer seu filho livremente, num corpo que consente.
Alguns sites onde o livro pode ser encomendado:
Sem comentários:
Enviar um comentário