Manuela Castro Neves

Um livro a não perder!

Da Vida na Escola - Histórias com crianças dentro
Manuela Castro Neves
Edições ASA

Aqui vai um pequeno texto do Livro, para irem depois a correr comprá-lo e lerem deliciados cada página...

"Anabela

lembro-me de ter visto entrar no primeiro dia de aulas com uma saiinha de xadrez, uma cara muito franzina, o cabelo quase rapado, trazendo pela mão o irmãozito gémeo e uma mala de plástico encarnada.
O que me impressionou nela foi o arzinho de espanto a olhar para tudo, qualquer coisa expressa como uma indecisão entre o choro profundo e o sorriso.
Quando a mãe se foi embora não olhou, mas quando lhe perguntei o nome, foi o irmão que respondeu por ela. Nesse dia não quis sentar-se, nem brincar, nem cantar, nem despir o casaco. Coladinha ao irmão, cirandava pelos cantos da sala ou pelas árvores do pátio. Muda. Aparentemente tão longe dali. Onde estaria?
Chamava-se Anabela e tinha ainda seis anos por fazer. Morava num bairro operário a 4 km da escola. A mãe, mulher a dias, deixava-a lá a ela e ao irmão todas as manhãs antes de pegar ao trabalho, um beijo já em corrida, um "portem-se com juízo" pouco convicto, ao dobrar o corredor. ("Agora, minha senhora, é um descanso. Antes de os trazer p'raqui tinha que os deixar metidos na cama, fechados à chave e só podiam ir prá rua quando eu chegava a casa. Uma mãe traz sempre o coração em balanços. É a vida dos pobres!").
Quando comecei a dar-lhe o material para as mãos- lápis, tinta, papel, pincéis - a Anabela olhava para aquilo tudo atentamente, mas não tocava em nada. Eu bem a incitava a pegar nas coisas, a desenhar; bem lhe mostrava os efeitos que "aquilo tudo" produzia, mas ela respondia sempre: "eu não sei" ou "eu não quero".
Falei com a mãe para tentar compreender. Disse-me que eu obrigasse a menina, que lhe batesse. Que ela e o pai não conheciam uma letra e que tinha mesmo que ser eu a ensiná-la.
Percebi então que a Anabela vinha de muito mais longe do que 4 km que a separava da escoal. Vinha de um país sem letras nem escritos, onde o lápis e as canetas eram bichos raros, porventura terriveis e castrantes e onde os saberes eram de natureza outra e as palavras tinham entoações diferentes.
Imigrada ali um pouco, a Anabela! Estrangeira entre nós, apesar de portuguesa!
O tempo foi passando e a menina ia-me parecendo mais integrada, mais participante. Já de vez em quando cantarolava e nos recreios jogava à "apanhada" e ao "bate e foge". Porém, os lápis e o papel eram coisas em que não tocava ainda.
Eu não sabia como resolver o problema e sentia-me muito inquieta por isso. Até que um dia foi preciso sair da escola e apanhar lenha e caruma para fazer uma fogueira. Chegámos à sombra de um grande pinheiro e começamos o trabalho. Reparei então que a Anabela apanhava a caruma de um modo muito mais veloz que os outros, habituados os dedos a essa tarefa e a outras semelhantes, com que ajudava a mãe.
Disse a todos que parassem e vissem. Pedi a ela que lhes ensinasse a sua técnica, o que fez sem hesitação  e sem palavras. A tarde terminou com castanhas, fogueiras e cantigas.
Na manhã seguinta, a Anabela entrou na aula aparentemente como nos outros dias. Só que, quando eu distribuí os materiais, agarrou logo numa folha de papel e um lápis azul claro. Desenhou então, muito rapidamente, uma forma vaga arredondada, uns riscos curvos imprecisos e disse-me, toda contente: "Olhe... é um passarinho!" Eu olhei. Por muito tempo.
Garanto que nuna mais na minha vida voltei a ver um pássaro que me emocionasse tão profunda,ente como aquele!"
              Manuela Castro Neves
Da Vida na Escola


Concertos

A revista PAIS & Filhos começou a celebrar os 20 anos de existência. Por isso, a celebração é com as famílias que tem acompanhado ao longo destas duas décadas através de música para todos!
Depois do concerto do próximo sábado, estão já agendados novos concertos para Fevereiro, Março, Abril, Maio e um grande concerto de final de temporada em Junho.
Tudo de graça.

A ciência e a compaixão

http://www.redesparalaciencia.com/2871/redes/2010/redes-60-la-ciencia-de-la-compasion

Vamos educar as nossas crianças através da compaixão, é um documentário extenso mas brilhante.

Comprar a Pais e filhos este mês


Na Revista deste mês há uma entrevista ao médico Dr. Michel Odent a não perder!

Próximos encontros


Bom dia
Bom Ano
Bom Momento


Queridas mães aqui seguem as datas para os nossos próximos encontros:

Semanal: o primeiro será na quarta feira dia 13 às 11:30 e depois segunda feira dia 17 de janeiro às 17:00 para organizarmos o nosso horário da semana.

Mensal: dia 29 de Janeiro Sábado às 11:30.

Deixo-vos algumas imagens de São Tomé e gostava de partilhar as experiências que trouxe das mães de São Tomé fartei-me de falar com elas... hummm tanto que sabem...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...