PALAVRAS ANDARILHAS SETEMBRO


A NÃO PERDER

Palavras Andarilhas regressam a Beja, a Cidade dos Contos
De 16 a 18 de Setembro as Palavras Andarilhas regressam a Beja para a sua XI edição. Promovidas pela Câmara Municipal de Beja e pela Associação de Defesa do Património, as Palavras Andarilhas são uma referência no mundo da promoção da leitura e da narração oral. Durante 3 dias cerca de 300 andarilhos participam no encontro de Aprendizes do Contar, encontro de natureza formativa, composto de conferências e oficinas, que visa potenciar as práticas dos mediadores de leitura portugueses.

Parto vaginal depois de cesariana


2010/02/22


O potencial risco de ruptura uterina leva a que as mulheres que já tiveram um parto por cesariana sejam ainda aconselhadas a fazer nova cesariana em gravidezes posteriores. 

Nos últimos anos, essa prática foi-se alterando. Em 2004, um estudo em larga escala revelou que o risco de ruptura era para mulheres com cesariana prévia de 0,7 por cento. 

Um novo estudo sugere agora que esse risco é ainda inferior, não sendo, por isso, significativo. Assim sendo, os investigadores afirmam que é seguro para grávidas com cesariana ou cesarianas anteriores, optar pelo parto vaginal. Mulheres já com três cesarianas na história médica não mostraram riscos acrescidos ao optarem por um parto vaginal. 

O estudo fez uma revisão dos registos de 25 mil mulheres, com cesarianas anteriores, que deram à luz em 17 hospitais americanos. 860 destas grávidas já tinham sido submetidas a três cesarianas anteriormente; destas, 89 mulheres tentaram o parto vaginal, enquanto 771 marcaram nova cirurgia para retirar o bebé. 

Não houve registo de rupturas uterinas em nenhum dos grupos. As 89 mulheres que optaram pelo parto vaginal após três cesarianas não revelaram também maior incidência de outras lesões, nomeadamente ao nível do aparelho urinário ou lacerações da artéria uterina (outras complicações tradicionalmente associadas a partos vaginais após cesarianas). 

As probabilidades de conseguir o parto vaginal revelaram-se semelhantes, fosse qual fosse o número de cesarianas anteriores. 13600 mulheres com uma ou duas cirurgias no «currículo» optaram pelo parto vaginal - 75 por cento conseguiu-o. No gurupo das que já tinham passado por três cesarianas a percentagem foi até supeiror: 80 por cento. Todas elas tinham tido incisão transversal baixa - o que diminui os riscos de ruptura uterina, em relação à incisão vertical antigamente usada. 

Outro ponto a referir é que se houve também um parto vaginal anterior, as probabilidades de sucesso na opção pelo parto vaginal são ainda superiores. 

Os resultados do estudo foram publicados no British Journal of Obstetrics and Gynaecology (BJOG).

Bolos com ideias


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...