Beneficios do yoga nas crianças - escrito por uma criança




Carta do Miguel Angel

 

Estimado Senhor Director,

O meu nome é Miguel Angel Sánchez de Gijón, estou no terceiro ano, tenho 9 anos. Queria agradecer-lhe por dedicar a sua vida à educação de crianças como eu. Também queria fazer-lhe um pedido, gostaria de saber se podíamos ter aulas de yoga na nossa escola. Será que sabe o que é Yoga? Se não conhece, gostaria de lhe explicar porquê deste meu pedido.

Recordasse como nos está sempre a dizer que está a procurar a melhor forma de mudar a educação para que nós consigamos crescer preparados para enfrentar a vida? Diz-nos nas assembleias que temos de ser inteligentes, habilidosos, amantes da aprendizagem e que devemos ser muito educados, respeitando-nos todos uns aos outros. Está sempre a recordar-nos que devemos cultivar a compaixão para com os outros, que deveríamos ter sempre a mente aberta e sobretudo acreditar em nós mesmos. Pois eu à pouco tempo, comecei a ir às aulas de yoga para crianças num centro de yoga, ao pé de minha casa, onde os meus pais iam todas as semanas. E sabe que mais? Tudo o que o senhor director deseja para nós encontrei nas minhas aulas de yoga.

Nas minhas aulas de yoga aprendemos a relaxar, a enfocar a nossa atenção com métodos muito sensíveis, sentindo e trabalhando a nossa respiração. Também movimentamos o nosso corpo fazendo posturas que esforçam e alongam os nossos músculos. A nós mais pequenos faz-nos crescer e crescer, sentimo-nos maravilhosos. A mim também me lembra todos os dias como melhorar a minha postura quando estou sentado tantas horas na escola. Às vezes com os olhos fechados e deitados numa postura de relaxamento, a minha professora guia-nos através de umas paisagens e aventuras, o que ela chama visualização guiada, navegamos sobre a nossa imaginação. Numa dessas visualizações eu vi-me a realizar um trabalho de conservação da natureza na nossa cidade, ajudou-me num trabalho que tinha que realizar para a aula de meio ambiente. Foi mesmo bom.

Acho que o que mais gosto nas minhas aulas de yoga para crianças é o ambiente que se criou com os meus amigos. Não há competência, não nos dão notas, mas a nossa professora está muitas vezes a corrigir-nos. Todos fazemos o melhor que conseguimos e estamos sempre ajudar-nos uns aos outros. Nas nossas aulas há sempre paz, vontade e felicidade. O yoga está a mostra-me quem sou e isso inspira-me e motiva-me para tudo o que faço. Sinto que nada é impossível, que vivemos num mundo perfeito e mágico, onde todos estamos juntos e não é só pela internet. Agora entendo que tudo o que faço e sinto se pode sentir em outras partes do planeta. Isso parece-me incrível.

Um dia na aula de matemática, antes do teste, comecei a sentir-me mal e muito nervoso, sempre que isto me acontece faço imensos erros nas minhas contas. Às vezes tenho que ler a minha pergunta 10 vezes antes de a entender. Neste último teste lembrei-me da minha professora de yoga, lembrei-me das respirações que ela nos ensinou. Estiquei as pernas e os braços e comecei a respirar fundo como fazíamos nas aulas. Sentia como o oxigénio entrava e saia pelo meu nariz e chegava aos meus pulmões. Fechei os olhos, podiam pensar que eu estava a dormir, mas não estava, estava a relaxar-me e imaginar que estava a fazer o teste ainda a tempo e sem dificuldades.  Quando abri os olhos sentia-me tranquilo e consegui concentrar-me perfeitamente. Consegui um 4,5 quase um 5!

Nesse dia durante o recreio estava observar os meus pensamentos, uma coisa que também fazemos muito nas nossas aulas de yoga, e de repente lembrei-me lhe escrever. Estava a olhar para os meus amigos, uns estavam tristes porque lhes tinha corrido mal o teste, uns estavam agressivos como sempre, estavam a bater-se num jogo, outros estavam aborrecidos! Não sei porque mas algo me diz que se os meus amigos fizessem aulas de yoga também beneficiavam como eu. Se os nossos professores de yoga tivessem o conhecimento da professora de yoga e partilhassem connosco na escola acho que todos alcançaríamos o que o senhor director nos pede e tínhamos um mundo melhor.

Obrigada pela sua atenção, Senhor Director. Se nunca foi a uma aula de yoga peço-lhe que vá, acho que ia gostar muito.

Atentamente

Miguel Angel Sanchez de Gijón

2009-12-14

25ª Conferência Mundial do Jogo

FAMILY COACHING-Dá que pensar… As mães também têm amigas?

Aprecie as pequenas coisas. Um dia poderá olhar para trás e aperceber-se de que eram grandes coisas…”
Autor desconhecido

Qual a importância que tem para si estar com as suas amigas? Com que frequência desejaria fazê-lo? Como se sente quando consegue passar tempo com amigas que são importantes para si?

Muitas mães partilham como sentem culpa quando gastam parte do seu tempo (já de si reduzido) para estar com as amigas. Esta culpa prende-se, muitas vezes, com o facto de as mães acreditarem que devem dedicar todo o seu tempo livre à família, nomeadamente aos filhos.

Mas será isto verdade? Que mensagem transmite aos seus filhos quando não tira tempo para estar com as suas amigas? E que modelo está a ser para os seus filhos? Estar com as amigas permite, quase sempre, recarregar baterias, lembrarmo-nos de como podemos ser uma companhia importante e interessante e, sobretudo, divertir-nos!

Quando poderia estar com uma das suas amigas? Vá! Dê o primeiro passo. O encontro não vai acontecer do nada…

http://familycoaching.pt/blog/?p=227

Um Almoço MÃE ME QUER delicioso



Recebemos flores lindas.
Trepamos árvores e pais.
Olhamos tudo com muita atenção.

Rimos tanto.
Partilhamos cantinhos de ternura.
Conversamos sobre mães grávidas.
Deliciámo-nos com tantos dinaussauros.
Conversas de chá.
Quando estamos de varicela, é bom ter mimos.
E depois de mimos sorrimos!
O Almoço foi servido!
Pai cozinheiro.
Amigas...
Uma cadeira para todos.
Ensinar a cozinhar!
Será que já esta pronto o nosso peixe?
Uma casa de amor.

Os pais vestiram-se a rigor com os chapéus que fizemos.
Preparamos as flores.
Sempre a rir.
A chegada das flores. E a ida ao mercado de Cascais.

Angela
Não sei se alguém, para alé de mim, percebe como é fabuloso saber que contribui para chegarmos aqui hoje...Embora o pressentisse, nunca imaginei que pudessemos chegar tão longe...
É um prazer tão grande partilhar um dia assim!
 
Mónica
Um dia sem grande plano que resultou num grande dia.
Um encontro de desconhecidos na praça, acabou com a construção de uma mesa para o próximo manjar
Quem veio ficou para ajudar
Que partilha tão boa. Que momentos tão raros.
Momentos simples de amor.
O cheiro colorido das flores
A dedicação dos homens pais
A paz das mães
A coroação dos chapeus
As barrigas das meninas cheias de mão
O jardim recheado de dinossauros
Uma varicela benvinda
Um manjar dos deuses.
Momentos únicos. No aqui e no agora.
 
Rita
Queridos pais o almoço estava delicioso
Queridas mães a nossa partilha é mágica
As crianças adoraram o nosso encontro
Eu quero mais destes momentos
 
Susana
Que bom que foi este dia!
Primeiro no mercado, o peixe, o pão, as flores!
As mães a descansar no jardim.
Os dinoussauros do Santiago e a maracas da Alice
O grelhador, as beringelas, as courgetes e o peixe
Os chapeus de cozinheiros com flores de jardim
A mesa linda e as flores no regador
Saladas maravilhosas, queijos e azeitonas
mimos e conversa, gargalhadas e bacuradas
sonhos de casamento e convites prometidos
num dia lindo de outubro iremos celebrar
mas até lá muitas vezes nos havemos de juntar!

A Maria vai ser MÃE

A Maria bem nos dizia no encontro que o Tomás não seria o último! Pois é, a Maria está grávida de 22 semanas. Que bom agora vamos conhecer a Maria grávida que delicia.

Que seja uma gravidez vivida com muito amor.

VIVA A VIDA
VIVA A MARIA



www.lightplace.net 

Como está linda a Sofia...

FAMILY COACHING - Dá que pensar… Onde vão as mães buscar a energia?

 “Rir é fazer jogging por dentro”

Norman Cousins

Esta é uma questão muito importante para as mães (e para os pais também, mas este mês falamos especialmente de mães). Onde vai buscar a sua energia? Como faz para repor os níveis de energia diariamente? Ou a sua estratégia é semanal? ou mensal? Ou quando calha?

Há mães para quem repor energias significa dormir, outras que preferem passar uma hora no ginásio. Outras que lêem um livro ou uma revista.Também há as que saem com os amigos. Há quem faça amor…

Qual é a sua estratégia? O que precisa de fazer para aumentar os seus niveis de energia? O que poderia fazer HOJE? Seja criativa – mesmo 5 ou 10 minutos podem fazer diferença. Pode ser passar perto do mar, fazer meditação antes de dormir, ou simplesmente uma conversa ao telefone com alguém com quem não fala há algum tempo.

Invista nos seus níveis de energia – os seus filhos vão agradecer!

COMENTAR?

maemequer@gmail.com

http://familycoaching.pt/blog/?p=230

Roupa de Criança 0-8 anos

http://www.mieforkids.com/

FIMFA festival das marionetas

http://fimfalx.blogspot.com/

Pinturas de primavera



Onde deitar os bebés sem ser nos ovinhos!

CADERNO BRANCO






http://cadernobranco.wordpress.com/

Caixa de cereais







http://belladia.typepad.com/bella_dia/

Direitos das crianças


Anexo o cartaz da Tertúlia do dia 10 de Maio às 18h00 no Auditório do Liceu Camões (entrada pela Rua Almirante Barroso), em Lisboa.

Trata-se de uma tertúlia aberta a todos quantos queiram aparecer e debater a propósito de um episódio da série "Cidade dos Homens" chamado a "Coroa do Imperador" cujos protagonistas são crianças das favelas do Rio de Janeiro. Estará presente a Prof.ª Doutora Tatiana Moura do NEP/CES da Universidade de Coimbra que conhece muito bem a realidade retratada e cujos comentários, depois do visionamento do filme (cerca de 15 minutos) lançarão o debate. 
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...